segunda-feira, 30 de julho de 2018



Receita Municipal de Niterói acessa transações efetuadas por clientes de cartões de crédito e débito

Por meio de convênio firmado com a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói – SMF passou a ter acesso a toda movimentação de cartão de crédito e débito realizada pelas pessoas jurídicas estabelecidas no município de Niterói.

A Subsecretaria de Receita estima um incremento de 20% do faturamento declarado pelas empresas que exploram atividades de serviços pessoais, como tratamento de beleza, cabeleireiros, tinturarias, tatuagem/piercing. Isso representa um aumento da ordem de R$ 20 milhões de reais em serviços declarados para o ano de 2019 se comparado com o já finalizado exercício de 2017.

“O intercâmbio de informações entre os Fiscos é o caminho para a auditoria fiscal moderna e um caminho sem volta. Isso possibilita mitigar o risco de sonegação fiscal das sociedades empresárias mais aparelhadas, trazendo justiça fiscal e incremento na arrecadação do município para o desenvolvimento das políticas públicas essenciais”, pontuou Pablo Villarim, Secretário Municipal de Fazenda de Niterói.

Os dados repassados pelas administradoras de cartões compreendem tanto os “pagamentos” (despesas) quanto os “recebimentos” (receitas) das pessoas jurídicas. Com essas informações, a Receita Municipal cruza automaticamente o faturamento declarado e a receita recebida via cartão de crédito e débito e, assim, o Imposto sobre Serviços – ISS oriundo das receitas omitidas é lançado pelo fiscais com os acréscimos moratórios e multa de ofício.

“As prestadoras de serviços estabelecidas no município podem se antecipar e retificar as suas declarações por meio da emissão correta das Notas Fiscais de Serviços de competências passadas. Com a denúncia espontânea, as empresas evitam o lançamento da multa de ofício pelos auditores-fiscais da SMF.”, finalizou Nylfson Borges, Subsecretário de Receita de Niterói.



Fonte: Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói 
Imagem: sindcomerciopatos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário